O prazo final para entrega da Declaração Anual de Isento (DAI) se encerra na próxima quinta-feira, 30, e 100 mil paraibanos ainda não entregaram a declaração. A previsão da Receita Federal da Paraíba é que 1,4 milhão de pessoas façam a DAÍ, até agora 1,3 milhões de paraibanos já estão em dia com Receita.
De acordo com o delegado da Receita Federal na Paraíba, Marconi Frazão, 92% da expectativa da RF já foi atendida. No Brasil, apenas, 79% dos contribuintes enquadrados no perfil da DAÍ fizeram a declaração. São esperadas 63 milhões de declarações em todo país, até hoje 50 milhões já foram entregues.
Quem deixar de fazer a declaração por dois anos consecutivos tem o CPF suspenso e está sujeito a uma série de sanções legais e impedimentos enquanto cidadão.
Com o CPF suspenso, o cidadão não pode abrir conta em banco, se já tiver alguma conta não poderá realizar empréstimos e outras operações financeiras; não pode participar de concurso público; abrir empresa, entre outras coisas.
Mesmo quem já esteja com o CPF cancelado, pode fazer a Declaração de Isento em qualquer posto dos Correios ou Casa Lotérica, nos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal ou ainda pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e terá o documento regularizado automaticamente.
É obrigado a fazer a declaração todo o contribuinte cuja soma de rendimentos em todo o ano passado foi de até R$ 12,696,00.