Os indonésios estão ignorando os avisos de uma erupção iminente do vulcão situado no Monte Merapi, na Indonésia, e continuam em suas residências, localizadas nas encostas da montanha. O vulcão, que vem soltando fumaça por quase uma semana, pode entrar em erupção no final deste mês, segundo cientistas.
O Monte Merapi, (Montanha Ardente em português), localizado no sul da Ilha de Java, perto da antiga cidade real de Yogyakarta, é o vulcão mais ativo da Indonésia. O país possui a mais alta densidade de vulcões do mundo, localizados no chamado Círculo do Fogo, uma vasta região que sofre com freqüentes terremotos e erupções. A cada dois ou três anos ocorrem pequenas erupções no Merapi. Grandes explosões podem ocorrer a cada 10 ou 15 anos, e as maiores são registradas de 50 em 50 anos.
As maiores erupções registradas ocorreram nos anos 1006, 1786, 1822, 1872 e 1930. A primeira delas foi tão violenta que todo o reino Hindu que existia na região foi destruído. Em 1930, mais de 1,3 mil pessoas morreram.
O monte, de 3 mil metros de altura, é considerado sagrado pelos locais, que acreditam na existência de um reino sobrenatural no topo do Merapi. Todos os anos um líder religioso sobre até a cratera para fazer oferendas.
Reuters
Vulcão pode entrar em erupção no final do mês
Indonésios estão ignorando os avisos de uma erupção iminente do vulcão situado no Monte Merapi, na Indonésia, e continuam em suas residências, localizadas nas e
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo