Aconteceu de novo

Tsunami deixa três mortos em ilha indonésia

O fenômeno ocorreu na terça-feira, mas só foi divulgado hoje pelo diário local Republika

A Indonésia sofreu novamente os efeitos de um tsunami (onda gigante). Três pessoas foram mortas e uma pequena aldeia foi destruída na ilha de Buru, conhecida por ter sido transformada em prisão para detentos políticos durante a ditadura de Suharto (1965-1998). O fenômeno ocorreu na terça-feira, mas só foi divulgado hoje pelo diário local Republika.

As ondas gigantes foram provocadas por um maremoto de 6,7 graus de magnitude, segundo os últimos dados do US Geological Survey (instituição ligada ao governo americano especializada em catástrofes naturais), que já reduziu em um décimo a intensidade do terremoto ocorrido na terça-feira às 15h57 locais (6h57 de Brasília). O arquipélago indonésio está situado sobre uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, conhecida como “Anel de Fogo”.

Bakri Lumbessy, vereador da aldeia de Pela, declarou que 116 casas foram destruídas e cerca de 1.200 pessoas tiveram de ser evacuadas. “Os habitantes de Pela correram para uma montanha que está a cinco quilômetros para buscar refúgio”, disse Lumbessy ao jornal.

Em dezembro de 2004, um tsunami provocado pelo maior sismo das últimas quatro décadas arrasou o litoral de 11 países do oceano Índico e causou a morte de mais de 220 mil pessoas.

EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é presa por fazer sexo com detentos em presídio de Londres

2

Mundo

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Mundo

Polícia Federal pede extradição de ex-CEO das Americanas, preso em Madri

4

Mundo

Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados neste final de semana e podem ser vistos a olho nu

5

Mundo

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, aponta relatório