As tropas iraquianas e americanas encerraram uma campanha militar que iniciaram hoje de manhã contra os rebeldes na cidade de Baiji, que fica a cerca de 180 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram fontes das forças de segurança.
A operação de busca nas casas e prédios da cidade chegou ao fim, disseram as fontes, que também afirmaram que a campanha foi realizada pela Polícia e pelo exército do Iraque com o apoio das forças norte-americanas.
Segundo relatos, a calma voltou a Baiji após o fim do toque de recolher na localidade, onde 21 homens foram presos durante a operação, que também apreendeu armas, explosivos e aparelhos usados para detonar bombas à longa distância.
Além disso, as fontes disseram que as tropas montaram postos de controle nos acessos da cidade e pediram aos habitantes que permanecessem em casa.
Esta nova campanha acontece quatro dias após o fim da operação conhecida como “enxame”, nas proximidades de Samarra, ao norte de Bagdá, e que foi considerada a maior intervenção militar aérea desde o início da Guerra do Iraque, em 2003.
No último dia 24 as forças americanas no Iraque também realizaram uma ampla operação de busca chamada “Escorpião”, em cinco povoados nos arredores de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, informa um comunicado americano.
Kirkuk, Baiji e Samarra são localidades onde existem grandes focos de resistência ao Governo iraquiano e contra as tropas da coalizão, lideradas pelos EUA.
EFE
Tropas iraquianas e dos EUA encerram campanha no norte do Iraque
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo