Mundo

Tony Blair afirma que invadiria o Iraque novamente

Primeiro-ministro britânico defendeu sua decisão de atacar o Iraque e disse que voltaria a fazê-lo apesar da onda de violência que aflige esse país desde a depo

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, defendeu nesta quinta-feira (16) sua decisão de atacar o Iraque e disse que voltaria a fazê-lo apesar da onda de violência que aflige esse país desde a deposição de Saddam Hussein. Blair disse aos jornalistas durante a entrevista coletiva mensal à imprensa que as pessoas deveriam estar orgulhosas da Grã-Bretanha e dos esforços de outros países ocidentais em apoiar iniciativas favoráveis à democracia tanto no Iraque como no Afeganistão.

Quando lhe perguntaram diretamente se voltaria invadir o Iraque, Blair respondeu: “Claro que o faria”. Depois, explicou que a ação militar foi correta porque os árabes e o mundo muçulmano mereciam os mesmos valores universais de liberdade e democracia dos países ocidentais e a capacidade de eleger os seus governos. No entanto, o primeiro-ministro foi criticado porque a violência no Iraque custou a vida de dezenas de milhares de civis e deixou 103 militares britânicos mortos desde que o início da invasão liderada pelos Estados Unidos, há quase três anos, no dia 20 de março de 2003.

“Creio que seria muito difícil para todo o mundo ocidental abandonar esse povo quando mais necessita”, insistiu.

“Também acredito que demonstraria uma falta total de confiança em nossos próprios valores e no sistema de governo no qual acreditamos”, acrescentou. “Quando se pergunta por que ter confiança e estar orgulhoso do que estamos fazendo, se deve às 12 milhões de pessoas que votaram no Iraque e aos seis milhões no Afeganistão”, afirmou.


AFP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é presa por fazer sexo com detentos em presídio de Londres

2

Mundo

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Mundo

Polícia Federal pede extradição de ex-CEO das Americanas, preso em Madri

4

Mundo

Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados neste final de semana e podem ser vistos a olho nu

5

Mundo

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, aponta relatório