Três fortes terremotos nesta sexta-feira, seguidos de vários abalos no oeste do Irã, mataram pelo menos 50 pessoas e feriram 850, de acordo com a mídia local.
O maior terremoto, que atingiu 6 pontos na escala Richter, atingiu vilarejos remotos entre as cidades industriais de Doroud e Boroujerd, a cerca de 350 quilômetros de Teerã.
Testetmunhas em Doroud afirmam que os terremotos aconteceram no meio da noite.
Nabi Bidhendi, diretor do Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã, disse a um canal de televisão que 12 abalos menores foram registrados desde o terremoto.
Medo
Ali Barani, chefe do comitê de controle de desastres do governo de Lorestan, disse à Reuters que 330 vilarejos na área foram afetados entre 30% e 100% e que várias localidades rurais foram totalmente destruídas.
“Estamos com medo de voltar para casa. Passei a noite ao ar livre com minha família”, disse Mahmoud Chaharmiri, morador de Doroud, à agência Associated Press por telefone.
Mas Chaharmiri acrescentou que não há cenas de destruição na cidade.
O Irã fica localizado na fissura de uma placa tectônica do Oriente Médio e experimenta pelo menos um pequeno terremoto por dia, em média.
BBC Brasil
Terremotos no Irã matam ao menos 50 e ferem 850
Três fortes terremotos nesta sexta-feira, seguidos de vários abalos no oeste do Irã, mataram pelo menos 50 pessoas e feriram 850
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo