Clima

Temperatura média do Ártico sobe 10ºC e derrete camada de gelo em ilha na Groenlândia; FOTO

Clima mais quente também foi registrado em outras regiões do mundo. 3 de julho de 2023 ficou marcado como o dia mais quente já registrado na Terra, de acordo com agência dos EUA.

Temperatura média do Ártico sobe 10ºC e derrete camada de gelo em ilha na Groenlândia; FOTO

Derretimento do gelo na Groenlândia entre 29 de junho e 3 de julho — Foto:União Europeia, Copernicus Sentinel-2

A alta da temperatura que atingiu o mundo nos últimos dias, levando ao dia mais quente já registrado no planeta, também deixou sua marca na Região Ártica. Na Groenlândia, ilhas de neve e gelo derreteram com o calor.

Imagens da Ilha de Nares, no norte do país, feitas pelo satélite Sentinel-2 entre os dias 29 de junho e 3 de julho, mostram que a camada de neve da ilha derreteu em apenas 4 dias, deixando expostas as calotas de gelo.

O derretimento é consequência da alta de temperatura na região. Com a onda de calor, a temperatura do ar ficou cerca de 10ºC acima da média esperada para o período.

Dados da União Europeia mostram que a Região Ártica está passando por uma onda significante de calor, com temperaturas subindo mais rápido que a média global.

3 de julho de 2023, dia mais quente já registrado

A segunda-feira, 3 de julho de 2023, foi o dia mais quente da história já registrado numa escala global, de acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, que são ligados à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA).

Na data, a temperatura média global atingiu a marca de 17,01°C, ultrapassando o recorde anterior de agosto de 2016, que era de 16,92°C, enquanto ondas de calor castigavam diversas partes do Hemisfério Norte.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

2

Mundo

Paraibana é aprovada em sete universidades dos Estados Unidos aos 20 anos; jovem é ex-aluna do IFPB

3

Mundo

Estados Unidos e China anunciam redução de tarifas recíprocas após acordo durante reunião em Genebra

4

Mundo

Lula quer parceria com Rússia para exploração de minerais críticos

5

Mundo

EUA e China sinalizam avanços para reduzir tarifas após dois dias de negociações na Suíça