Um ano depois de ter sido devastado pelo furacão Katrina e de ter se transformado em um verdadeiro inferno nos dias posteriores, o estádio Superdome de Nova Orleans voltou a ser sede de um evento esportivo, com uma partida de futebol americano.
O Superdome reabriu as portas na noite de segunda-feira, depois de um projeto de reconstrução que custou mais de 185 milhões de dólares (116 deles concedidos pelo governo federal), com o retorno ao estádio dos New Orleans Saints.
O espetáculo teve um show musical de abertura, com as participações dos grupos de rock U2 e Green Day. A noite foi de celebração do renascimento da cidade, arrasada há 13 meses pelo furacão mais devastador da história americana.
“Estamos orgulhosos de aproveitar a oportunidade para anunciar ao mundo que Nova Orleans está novamente aberta aos negócios”, disse Rita Benson LeBlanc, neta do dono dos Saints, Tom Benson.
Depois do furacão e das inundações, o Superdome foi o local de refúgio de milhares de pessoas. Porém, o teto do estádio cedeu durante a tempestade e com a entrada da água o local se tornou um gigantesco foco de doenças e anarquia, enfim, um símbolo de tudo o que não funcionava na cidade.
Quase 25.000 pessoas estavam no local à espera da ajuda oficial, mas tiveram que ser evacuadas para locais mais adequados, à medida que acabavam a água potável e os alimentos.
Antes do fim do pesadelo, sete pessoas morreram dentro do estádio, incluindo um guarda nacional que foi baleado, uma pessoa que cometeu suicídio e outra que morreu por overdose de drogas.
Na segunda-feira, os Saints tentaram apagar em parte os momentos ruins e venceram o Atlanta Falcons por 23-3. Nos últimos meses, a equipe jogara suas partidas como mandante na Universidade Louisiana State, em San Antonio, Texas, e no estádio dos Giants.
O furacão Katrina deixou 1.500 mortos e obrigou centenas de milhares de pessoas a abandonar suas casas, depois do rompimento dos diques do lago Pontchartrain. Quase 80% da cidade ficou sob água.
Fonte: Último Segundo
Superdome, símbolo da tragédia do furacão Katrina, volta à vida
Um ano depois de ter sido devastado pelo furacão Katrina e de ter se transformado em um verdadeiro inferno nos dias posteriores, o estádio Superdome de Nova Orl
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo