Mundo

Soldados israelenses matam três palestinos e ferem 30 em Ramala

None

Pelo menos três palestinos morreram hoje e outros 30 ficaram feridos nos violentos confrontos com o Exército israelense na praça Mana, no centro da cidade cisjordaniana de Ramala, segundo fontes hospitalares.

A imprensa local, no entanto, informa que são quatro mortos, um miliciano e três civis, e 35 feridos.

Os confrontos começaram quando soldados da unidade de elite “Guinda”, que operam disfarçados de árabes, foram descobertos perto de uma casa onde efetivos do Exército regular capturaram Mohammed Shobaki, militante da organização Jihad Islâmica. O militante islâmico é chefe da Jihad na cidade cisjordaniana de Kalkilia.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, estava em sua sede de Ramala quando 17 veículos do Exército israelense entraram na cidade para capturar Shobaki.

A captura se transformou em uma batalha campal, com armas de fogo, bombas incendiárias e pedradas. Um soldado israelense ficou ferido.

Em uma operação similar, soldados israelenses detiveram na terça-feira Ibrahim Hamed, chefe das Brigadas de Izz al-Din al-Qassam, braço armado do Hamas, na Cisjordânia. Israel acusa Hamed de planejar e ordenar ataques suicidas nos quais 78 civis e soldados morreram.

Hoje houve novos confrontos entre supostos milicianos do movimento opositor Fatah e membros da Força de Assistência, criada pelo Governo do primeiro-ministro de Ismail Haniyeh, do Hamas, contra a vontade do presidente Abbas, que a qualificou de “ilegal”.

Nesses incidentes na Faixa de Gaza um miliciano do Hamas morreu e outros quatro ficaram feridos na localidade de Abasan, vizinha de Khan Yunes, no sul de Gaza.

Fontes dessa nova força do Hamas seqüestraram hoje, em aparente represália, um ativista do Fatah, e feriram um dos irmãos do refém.

Os dois são moradores do campo de refugiados de Jebalia, no norte de Gaza.

O presidente Abbas, líder do Fatah, e o primeiro-ministro Haniyeh devem iniciar na quinta-feira um “diálogo nacional” para pôr fim aos choques entre suas respectivas organizações armadas.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Sobe para 205 número de mortes na maior enchente do século na Espanha

2

Mundo

Novo chefe do Hezbollah fala pela 1ª vez e afirma: ‘Permaneceremos no caminho da guerra’

3

Mundo

Presidente Lula bloqueou pessoalmente entrada da Venezuela nos Brics

4

Mundo

Governo do Brasil pede cessar-fogo após ataques israelenses contra o Irã

5

Mundo

Acidente de ônibus deixa 24 mortos no México