Dois dos principais sindicatos franceses convocaram nesta terça-feira uma greve para o dia 28 de março nos transportes públicos parisienses como parte dos protestos contra o Contrato Primeiro Emprego (CPE), que provocou uma intensa mobilização na França. O governo do primeiro-ministro, Dominique de Villepin, nega-se a ceder à crescente pressão dos sindicatos e movimentos estudantis, que querem transformar a próxima terça-feira, 28 de março, numa nova demonstração de força contra o CPE.
A paralisação afetará, sobretudo, os ônibus, metrôs e trens das proximidades de Paris, pelos quais transitam diariamente centenas de milhares de pessoas entre a periferia e o centro da capital francesa. Outras cinco centrais sindicais anunciaram a convocação de uma greve nos serviços ferroviários franceses, também para 28 de março.
O CPE, um contrato para menores de 26 anos aprovado recentemente pelo Parlamento, permite a demissão sem justificativas por um período de dois anos após a assinatura do contrato.
AFP
Sindicatos querem parar Paris na próxima terça
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo