A quase duas semanas das eleições presidenciais no Peru, um relatório revelou que seis de cada 10 peruanos não sabem o que é a democracia ou não se importam que prevaleça esse sistema de governo.
Segundo um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 34,9 por cento dos peruanos não sabem o que significa a democracia e 26,5 por cento conhecem o tema mas não se importam com ele, num momento em que o Peru está perto das eleições de 9 de abril.
Por outro lado, 38,6 por cento dos peruanos sabem o que é a democracia e se interessam por ela, disse o relatório.
Segundo a última pesquisa da empresa Apoio, Opinião e Mercado, a mais respeitada do país, o candidato nacionalista Ollanta Humala, acusado por seus adversários de autoritário, lidera as preferências eleitorais, com 31 por cento das intenções de voto.
Em segundo lugar está a conservadora Lourdes Flores, com 28 por cento.
Se nenhum dos candidatos presidenciais obtiver a metade mais um dos votos será realizado um segundo turno dia 7 de maio entre os dois mais votados.
O estudo do PNUD, realizado com mais de 11.000 pessoas em 24 departamentos do país, mostrou que 70,6 por cento dos peruanos acreditam que a democracia existe, mas funciona mal, 24,4 por cento pensam que não há democracia e somente 5,5 por cento disseram que ela existe e funciona bem.
Segundo analistas e políticos locais, a democracia no Peru foi prejudicada durante o governo do ex-presidente Alberto Fujimori, que em 1992 deu um golpe e, após questionadas eleições, ficou no poder até 2000.
Reuters
Seis de 10 peruanos não sabem ou não acreditam em democracia
Segundo um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 34,9 por cento dos peruanos não sabem o que significa a democracia e
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo