O Danúbio transpôs as barreiras contra enchentes no sudeste da Europa na segunda-feira, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas erguidas às margens do rio na Sérvia, Romênia e Bulgária, disseram autoridades.
Alimentado pelas fortes chuvas e pela neve derretida da Europa Central, o rio atingiu o seu nível mais alto em 111 anos no fim de semana, alagando portos e milhares de hectares de terras cultiváveis.
Autoridades retiraram 3.200 pessoas e mais de 6 mil animais da vila de Rast, no sul da Romênia, nesta segunda-feira, depois que o Danúbio transpôs uma represa e inundou a área.
“Policiais e soldados usaram caminhões para tirar as pessoas da vila inundada. Elas foram levadas para a casa de parentes e amigos”, disse Maria Vasile, porta-voz da polícia.
No vilarejo vizinho de Negoi, 230 pessoas foram resgatadas. Imagens da TV mostraram a polícia com botes ajudando as pessoas a escaparem das suas casas.
Segundo autoridades, um novo acúmulo de água vindo pelo rio da Sérvia atingiria a Romênia nos próxmios dias. Centenas de pessoas estão prontas para deixar as suas casas no primeiro alerta.
No sul da Romênia, mais de 44 mil hectares de terras férteis para o cultivo de trigo e milho estão debaixo dágua, e autoridades afirmaram que inundarão mais 26 mil hectares nesta semana para proteger área habitadas.
“Estamos em alerta e fazendo o que podemos para evitar danos e salvar vidas”, afirmou Chirica Lefter, representante do governo romeno no condado de Tulcea.
Boa parte da região ainda se recupera das enchentes do ano passado, nas quais pessoas se afogaram, e casas, terras e infra-estrutura, no valor de centenas de milhões de euros, foram destruídas.
BELGRADO
Em Belgrado, capital da Sérvia, 250 Km de barreiras contra enchentes seguram um Danúbio em níveis recordes. Autoridades declaram que há o perigo de os diques não suportarem a pressão.
“Agora tempos que observar a pressão a longo prazo nas barreiras. A água deve continuar alta por 10 a 15 dias”, disse Goran Kamcev, chefe força-tarefa contra enchentes da Sérvia. “Pode levar o dique a vazar ou romper, e nossa equipe tem de estar alerta”.
No porto de Vidin, no noroeste da Bulgária, o nível da água baixou um pouco, mas mais de cem pessoas fugiram da cidade e do leito de Nikopol. Muitas casas no Nikopol estão submersas.
A Defesa Civil prepara-se para retirar 600 pessoas da vila de Zabovanovo, pois espera que Danúbio encha de novo.
“Uma nova cheia é esperada para quarta-feira, e pode haver nova enchente”, declarou Georgi Linkov, chefe da Defesa Civil em Pleven, no norte búlgaro.
Reuters
Rio Danúbio transborda e assusta milhares nos Bálcãs
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo