Mundo

Provocações quase interromperam execução de Saddam

A execução do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, ocorrida no sábado, quase foi interrompida devido às provocações feitas ao líder no momento em que ele est

A execução do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, ocorrida no sábado, quase foi interrompida devido às provocações feitas ao líder no momento em que ele estava sendo enforcado.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o representante da Promotoria no julgamento de Saddam, Munkith al-Faroon, disse que ameaçou se retirar do local onde foi feita a execução em protesto contra as provocações feitas contra Saddam.

Segundo a lei iraquiana, se isso acontecesse, a execução teria de ser interrompida, pois não poderia prosseguir sem uma testemunha da acusação.

Faroon também disse ter visto dois altos funcionários do governo iraquiano com telefones celulares na sala onde Saddam foi enforcado, apesar de soldados americanos terem, anteriormente, levado para fora do recinto os celulares dos presentes.

Investigação

O governo do Iraque criou nesta terça-feira uma comissão para investigar quem fez a filmagem não-oficial da execução do ex-presidente iraquiano.

As imagens dos últimos momentos do ex-líder iraquiano, divulgadas pela internet, mostram que ele trocou insultos e gritos com pessoas que testemunhavam seu enforcamento.

As autoridades iraquianas temem que a divulgação dessas imagens contribua para um aumento da violência sectária no país envolvendo muçulmanos xiitas e sunitas.

“Alguns guardas que gritaram determinadas frases se comportaram de uma maneira inadequada e serão objeto de uma investigação”, disse Sami Al-Askari, assessor do premiê iraquiano, Nouri Al-Maliki.

Um funcionário do governo iraquiano próximo ao premiê Maliki disse à agência de notícias France Presse que o inquérito pretende desvendar quem foi responsável pela filmagem secretamente e depois a distribuiu.

Imagens oficiais

Saddam, que é muçulmano sunita, foi sentenciado à morte por uma corte iraquiana no dia cinco de novembro por causa da morte de 148 xiitas em Dujail, no Iraque, após uma tentativa fracassada de assassinato.

Ele foi executado antes do amanhecer no sábado, em Bagdá, e sepultado um dia depois perto de sua cidade natal, Tikrit, no norte do país.

As autoridades iraquianas divulgaram imagens oficiais da execução, para provar ao público que Saddam Hussein estava morto.

Mas esse filme não apresentava nenhum som e também não mostrava o momento exato da morte, ao contrário do vídeo não-oficial, divulgado horas depois.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mãe de paraibano preso em Paris, após desaparecimento, diz estar aliviada por ele estar vivo: “coração de mãe nunca se engana”

2

Mundo

Paraibano que estava desaparecido na Europa é encontrado preso suspeito de tráfico de drogas

3

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta por tsunami

4

Mundo

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

5

Mundo

Guerra da Ucrânia pode chegar ao fim em 2025