Mundo

Promotora do TPI não descarta hipótese de suicídio de Milosevic

A promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia, Carla del Ponte, não descartou neste domingo a hipótese de suicídio para explicar a

A promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia, Carla del Ponte, não descartou neste domingo a hipótese de suicídio para explicar a morte do ex-presidente Slobodan Milosevic, ontem, em sua cela no centro de detenção do TPI em Haia.

“Temos que esperar os resultados da autópsia, que será realizada hoje, e não temos outra alternativa que não seja morte de causas naturais ou suicídio”, disse Carla numa entrevista coletiva em Haia.

A promotora lembrou que há uma semana o ex-líder dos sérvios da Croácia Milan Babic suicidou-se em sua cela no centro de detenção do TPI, onde também houve outros casos de suicídio de detentos. “Ele pode ter nos lançado seu último desafio. E se suicidou-se?”, indicou Carla em entrevista publicada hoje pelo jornal italiano “La Repubblica”.

“Querem me envenenar”, escreveu Milosevic na última sexta-feira, em carta à embaixada da Rússia traduzida neste domingo pelo conselheiro jurídico Zdenko Tomanovic em Haia.

Na entrevista ao La Repubblica, Carla falou sobre o controle médico periódico a que Milosevic era submetido devido a problemas cardiovasculares. “É estranho, embora possível, que ele tenha morrido de repente, sem que os médicos que cuidavam dele tivessem percebido que seu estado de saúde havia piorado bruscamente”, comentou.

Após a notícia inesperada da morte de Milosevic, tanto vítimas quanto partidários do regime do ex-presidente expressaram mal-estar pelo fato de ele ter morrido antes de o tribunal da ONU terminar de julgá-lo. A família e aliados políticos de Milosevic em Belgrado mostraram desconfiança a respeito das circunstâncias da morte, e pediram que o TPI assumisse sua responsabilidade.

“O TPI ficou desacreditado, judicial e moralmente”, afirmou em entrevista à TV russa o irmão do ex-presidente, Borislav Milosevic, que disse ter esperança de que o irmão possa ser enterrado em Belgrado.

A imprensa sérvia arremeteu hoje contra a corte internacional, acusando-a de assassinato. Um porta-voz do tribunal informou que o corpo não apresentava sinais de suicídio.

O TPI já havia sido criticado por ter permitido um julgamento tão longo contra Milosevic, enquanto analistas consideraram que a morte do ex-presidente representa um verdadeiro golpe contra a instituição.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é presa por fazer sexo com detentos em presídio de Londres

2

Mundo

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Mundo

Polícia Federal pede extradição de ex-CEO das Americanas, preso em Madri

4

Mundo

Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados neste final de semana e podem ser vistos a olho nu

5

Mundo

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, aponta relatório