A pequena localidade de Calabasas (35 km ao noroeste de Los Angeles) se tornou, a partir desta sexta-feira, uma “cidade livre do fumo”, ao entrar em vigor uma lei que proíbe que se fume até nas ruas.
A determinação municipal, para “o completo controle do fumo indireto”, proíbe que se fume em todos os lugares públicos, onde pessoas de todas as idades ficam expostas ao cigarro de terceiros, justifica o texto oficial da prefeitura de Calabasas.
Nesta cidade da Califórnia (costa oeste dos EUA), de 20 mil habitantes, não será mais permitido acender um cigarro dentro de locais de trabalho, hotéis, parques, calçadas, restaurantes e muito menos bares, com áreas públicas. Também será proibido fumar nos pontos de ônibus ou bancos dos parques.
Para que um local possa contar com uma área na qual seja permitido fumar, os requisitos vão desde vários metros de distância de áreas comuns até espaços arborizados.
O fumante que violar a ordem terá de pagar mais de US$ 500 de multa e os reincidentes podem até ser presos por algum tempo, de acordo com a nota.
“Isso não proíbe os cigarros, mas limita a exposição pública ao fumo indireto”, disse à imprensa local o prefeito de Calabasas, Barry Groveman, garantindo que isso não vai gerar um clima de violência contra os fumantes.
AFP
Prefeitura de Calabasas, cidade nos EUA, proíbe cigarro até nas ruas
Determinação, para "o completo controle do fumo indireto", proíbe que se fume em todos os lugares públicos, onde pessoas de todas as idades ficam expostas ao ci
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo