Cerca de 90% da população de Porto Rico amanheceu sem luz nesta terça-feira (31), véspera de Ano Novo, segundo a principal empresa que opera a rede de energia no país, Luma Energy.
O apagão que atinge a ilha começou por volta das 8h30 do horário local e impacta cerca de 1,3 milhão de clientes, de um total de 1,4 milhão.
O diretor da Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico, Josue Colon, disse que o prazo para reestabelecer a luz no país é de 24 a 48 horas, “se as condições permitirem”.
Não ficou imediatamente claro o que causou o colapso de energia, embora a mídia local tenha relatado que uma reação em cadeia começou na província de Guayanilla, na costa sul.
A Luma Energy, no entanto, disse que está investigando as causas do apagão e que as primeiras descobertas apontam para uma falha na linha de energia subterrânea.
Ivan Baez, porta-voz da geradora de energia Genera, classificou a falha na rede como um “grande incidente” em uma entrevista à rádio local.
Ele disse que a linha que se acredita ter falhado era operada pela Luma e derrubou usinas da Genera e também geradores privados.
Os problemas de queda de energia são recorrentes em Porto Rico, em um dos sistemas mais caros dentro do território pertencente aos Estados Unidos.
Porto Rico
Porto Rico é uma ilha caribenha e um território não incorporado dos Estados Unidos, com uma paisagem formada por montanhas, cachoeiras e a floresta tropical de El Yunque. Em San Juan, a capital e maior cidade, a área de Isla Verde é conhecida pela sua rua de hotéis, bares na praia e cassinos. O bairro da Antiga San Juan tem coloridas construções coloniais espanholas e as imensas fortalezas de El Morro e La Fortaleza, erguidas há séculos.