TORONTO – A polícia do Canadá anunciou ontem que conseguiu frustrar um plano de ataques terroristas ao prender 17 pessoas — 12 adultos com idades entre 19 e 43 anos e cinco menores —, com “ideologia inspirada na Al-Qaeda”. Os suspeitos foram capturados em vários locais ao sul de Ontário, a província mais povoada do Canadá, além de importante região econômica.
Os detidos — todos homens, a maioria canadense de origem muçulmana, segundo os policiais responsáveis pelas investigações — são acusados de ter adquirido três toneladas de nitrato de amônia, que pode servir para fabricar artefatos explosivos, além de outros componentes para montar bombas — entre os materiais apreendidos havia um telefone celular que parecia preparado para ser usado como detonador, de acordo com autoridades de segurança.
A grande operação antiterrorismo realizada no Canadá na sexta-feira contou com a participação de mais de 400 policiais. Os 17 suspeitos foram localizados durante ações coordenadas na cidade de Toronto. Eles são acusados de atividades terroristas, incluindo recrutamento e treinamento de pessoas; aquisição de bens para fins terroristas e de armas e explosivos em associação com grupo terrorista. Segundo a polícia, o bando tinha “capacidade e intenção de realizar ataques”.
Fonte: O Dia
Polícia prende 17 e frusta atentado terrorista no Canadá
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo