A Polícia do Paraguai destruiu 159 hectares de plantações de maconha com uma produção de 477 toneladas, em uma operação realizada em uma zona do nordeste do país na fronteira com o Brasil, informaram hoje fontes oficiais.
A Secretária Nacional Antidrogas (Senad) disse que seus agentes, com ajuda de um helicóptero da Forças Armadas, desenvolvem a operação “Ype Hú 2006” na reserva florestal de Mbaracayú, no departamento de Canindeyú, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul.
A Senad destaca, em comunicado, que nos primeiros cinco dias dos oito previstos para esta operação, que coincide com um dos três períodos anuais de colheita, foram destruídos 159 hectares de plantações de maconha, com um total de 477.000 quilos.
Além disso, incineraram 3.560 quilos da droga pronta para comercialização e 315 quilos de sementes, assim como destruíram 36 acampamentos utilizados pelos cultivadores.
Esta é a quarta operação da Senad nos últimos meses contra os cultivos de maconha, e nas três anteriores os agentes destruíram 685 hectares, que teriam produzido mais de 2 milhões de quilos.
Nas zonas de densa vegetação do departamento de Canindeyú e do vizinho Amambay, também na fronteira com o Brasil, se concentram as plantações de maconha que abastecem em grande parte os mercados brasileiro, argentino e chileno.
Os dados oferecidos no ultimo relatório do Departamento de Estados dos EUA indicam que o Paraguai tinha cerca de 5.500 hectares de plantações de maconha no ano passado.
EFE
Polícia paraguaia destrói cultivos de maconha perto do Brasil
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo