
Pizzaria italiana investe em inclusão e contrata exclusivamente funcionários com autismo
Na Itália, uma pizzaria resolveu fazer diferente inovar e apostar na inclusão. A PizzAut, localizada em Monza, na Itália, é a primeira pizzaria da Europa que emprega exclusivamente pessoas com transtorno do espectro autista. A PizzAut foi fundada por Nico Acampora.
“Meu filho é um jovem com autismo. Quando recebemos o diagnóstico, nosso mundo desabou. Porque você sabe que o seu filho não terá um futuro fácil, todos sabem que será difícil. Em uma noite, acordei minha esposa e disse: ‘Stefania, deveríamos criar um restaurante administrado por jovens com autismo’. Minha esposa me olhou e disse: ‘Nico, dorme, você não sabe nem cozinhar um ovo.’ E ali começou essa aventura”, afirma Nico Acampora.
O estabelecimento abriu em 2021 e hoje, 41 pessoas com transtorno do espectro autista trabalham nos dois restaurantes da rede.
“O PizzAut mudou muito a minha vida. Antes, estava num centro para pessoas com deficiência. Foi um grande passo. No início, tive um longo período de experiência de dois anos – 24 meses. Porque eu não estava disposto a lidar com os clientes como estou agora. Agora, mudei muito”, explica o garçom Lorenzo Bonacina.
O restaurante tem mais de 300 reservas por dia. Tanta correria pode ser algo desafiador para pessoas com transtorno do espectro autista, que podem ter dificuldade em compreender emoções, mudanças de humor e expressões faciais. Por isso, há uma estrutura para facilitar que os jovens trabalhem de maneira autônoma e segura.