O Partido Trabalhista britânico enfrenta as eleições municipais na Inglaterra nesta quinta-feira (4) com o nível mais alto de insatisfação popular desde que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou ao poder, em 1997.
Segundo uma pesquisa encomendada pelo jornal “Financial Times”, apenas 22% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o Governo, frente à desaprovação de 68%.
Entre os que costumam votar no Trabalhismo, 44% manifestaram sua satisfação com o trabalho do Executivo, frente aos 46% que disseram estar insatisfeitos.
Se, em março, os satisfeitos entre os eleitores trabalhistas superavam os insatisfeitos em 19%, agora são 2% a menos que estes últimos.
Essa forte queda é atribuída à atual polêmica devido à libertação pelo Ministério do Interior de mais de mil criminosos estrangeiros que tinham cumprido toda a pena, mas que não tiveram sua deportação sequer considerada, assim como a revelação sobre uma relação adúltera do vice-primeiro-ministro, John Prescott.
Também contribuíram em boa medida para aumentar a insatisfação popular, segundo os analistas, as revelações jornalísticas sobre a suposta oferta de títulos de nobreza a alguns multimilionários benfeitores do Partido Conservador.
O primeiro-ministro britânico continua ainda um pouco mais popular que seu Governo: 29% manifestaram sua satisfação com sua gestão, frente aos 64% insatisfeitos.
Blair perdeu muito de sua popularidade após a decisão de participar da guerra no Iraque, frente à opinião majoritária de seus compatriotas. Apenas uma vez nos três últimos anos, após os atentados terroristas de julho passado, em Londres, o índice de aprovação do primeiro-ministro superou os 40%.
EFE
Pesquisa: Insatisfação com o Trabalhismo chega ao nível mais alto
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo