O Escritório Central de Meteorologia da China anunciou nesta terça-feira (18) que vai bombardear as nuvens que cobrem Pequim para provocar chuva artificial, a fim de limpar a cidade da areia que cobre a capital chinesa desde ontem.
Segundo o jornal espanhol El País, o bombardeio de nuvens para causar chuva artificial, com o uso de canhões ou aviões, é muito utilizado na China em tempos de seca ou para ajudar no combate a incêndios, ainda que nem sempre tenham os resultados esperados. No verão de 2005, se atribuiu ao bombardeio de nuvens as fortes chuvas de granizo que caíram sobre Pequim e que ocasionaram consideráveis danos materiais à cidade. As autoridades chinesas também recorrem à guerra aérea para eliminar pragas agrícolas.
A tempestade de areia, a pior do ano na região, trouxe um grave problema para as autoridades de Pequim, que prometeram uma “cidade verde” para os Jogos Olímpicos de 2008, e estão sendo contraditas pela poluição e pela desertificação. Este tipo de fenômento é comum na capital chinesa na primavera, mas este ano ele veio com força total.
Redação Terra
Pequim vai bombardear nuvens para limpar a cidade
Escritório Central de Meteorologia da China anunciou que vai bombardear as nuvens que cobrem Pequim para provocar chuva artificial, a fim de limpar a cidade da
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo