Uma curiosa partida de xadrez, com peças gigantes de gelo, foi disputada nesta quinta-feira à distância por duas equipes, uma em Moscou e outra em Londres, e terminou com um empate, para prazer dos espectadores.
Jogo de xadrez com peças de gelo, em Moscou (acima) e Londres
A equipe russa, comandada pelo ex-campeão mundial Anatoli Karpov, propôs a Londres um empate apesar de ter uma posição vantajosa, informou a agência oficial russa Itar-Tass.
A curiosa partida foi curta, com menos de uma hora de duração para alegria dos organizadores, pois as peças de gelo "agüentaram".
"Foi um verdadeiro confronto de paixões que, sem dúvida, servirá para promover o xadrez", disse Karpov ao término da partida.
Todas as jogadas foram feitas por decisão de duas crianças-prodígio no esporte: o russo Konstantin Savenkov, de sete anos, e o britânico Darius Parvizi-Wayne, de oito.
O grão-mestre britânico Nigel Short, capitão da equipe de Londres, disse que foi uma partida "brilhante", em que Moscou "demonstrou o autêntico estilo russo".
Os tabuleiros, de 64 metros, foram montados nas praças Pushkin, no centro de Moscou, e Trafalgar, em Londres.
Seguindo uma proposta dos organizadores do torneio, os artistas que esculpiram as peças de xadrez moldaram as figuras dos reis e rainhas com a forma das principais construções das duas capitais.
Folha Online