Mundo

Para 60% dos americanos, guerra não valeu a pena

Três anos após o início da guerra no Iraque, a maioria dos americanos acredita que o conflito afetou negativamente seu país

Três anos após o início da guerra no Iraque, a maioria dos americanos acredita que o conflito afetou negativamente seu país, mas 45% consideram que não teve muito impacto sobre eles pessoalmente. Em uma pesquisa de opinião publicada hoje, feita pela empresa Gallup para o jornal USA Today e para a rede de televisão CNN, quase 6 em cada 10 americanos disseram que o conflito prejudicou o país, e uma proporção semelhante afirmou que “não valeu a pena”.

A enquete indicou que 60% dos entrevistados têm um amigo, parente ou colega de trabalho que prestou serviço no Iraque. Mais de 10% disseram conhecer alguém que morreu ou ficou ferido na guerra.

“A confiança dos americanos quando começou a invasão foi substituída por incertezas e inquietação sobre a sensatez de ter ido à guerra, e pela insatisfação com a forma pela quel é conduzida”, afirmou o jornal. Há três anos, 75% dos entrevistados achavam que os EUA tinham uma “justificativa moral” para invadir o Iraque. Agora, 50% consideram que não há justificativa para esta guerra.

Um mês depois das tropas dos EUA invadirem o Iraque, a pesquisa do Gallup apontou que 85% dos entrevistados avaliavam que a guerra “andava bem”. Agora, 60% dizem que está mal. Quanto ao impacto do conflito sobre o país e sobre os participantes da pesquisa, apenas 21% acreditam que a guerra no Iraque teve impacto positivo para os EUA, e 14% vêem algum efeito positivo em nível pessoal.

No entanto, 58% acham que a guerra no Iraque teve efeito negativo para o país, e 39% vêem algum impacto negativo em âmbito pessoal. No país onde não há serviço militar obrigatório e que – com uma população de quase 300 milhões de pessoas – mobilizou apenas 1 milhão para os conflitos do Iraque e do Afeganistão, 45% dos entrevistados disseram ao Gallup que a guerra no Iraque não teve muito efeito pessoal.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

2

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

3

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

4

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população

5

Mundo

Brasileira morre em incêndio em hotel na Tailândia