O Paquistão e a Índia reiteraram hoje seu compromisso na luta antiterrorista, ao concluir a terceira rodada de negociações entre seus representantes do Interior em Islamabad.
Após o encontro, os secretários do Interior paquistanês, Syed Kamal Shah, e indiano, V.K. Duggal, mostraram sua satisfação pela libertação de pescadores detidos dos dois lados da fronteira após ter entrado por engano nas águas do país vizinho.
O Paquistão libertou 71 pescadores indianos, enquanto a Índia soltou 59 pescadores paquistaneses que estavam detidos nos respectivos países.
Hoje, ambas as partes acordaram libertar os pescadores que ainda estão presos em seus territórios, antes do próximo dia 30 de junho.
Além disso, definiram trocar uma lista de presos civis antes de 15 de julho, para facilitar o acesso consular e assegurar sua libertação antes de agosto.
Os dois representantes decidiram também acelerar a libertação de pessoas que tenham atravessado o limite por engano, assim como os menores de idade, idosos e deficientes físicos que não tenham envolvimento em nenhum caso específico.
Os secretários destacaram com satisfação a cooperação entre suas agências antidrogas e mostraram seu desejo que se firme em breve um entendimento.
O tráfico humano, a imigração ilegal e as divisas falsas foram os temas de maior preocupação com ambas as partes.
Esta reunião faz parte da terceira rodada do diálogo de paz, iniciada por Nova Délhi e Islamabad em janeiro de 2004, a fim de solucionar definitivamente todos seus conflitos históricos, incluindo a disputa pelo território da Caxemira.
EFE
Paquistão e Índia reiteram compromisso em luta antiterrorista
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo