Cidade do Vaticano, 26 abr (EFE).- O Papa Bento XVI vai visitar a Polônia de 25 a 28 de maio à Polônia, conhecendo os lugares onde viveu João Paulo II, além dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, segundo o programa da viagem, divulgado hoje pelo Vaticano.
Durante a visita, Bento XVI deverá fazer cerca de dez discursos.
O roteiro passa por Varsóvia, Cracóvia, Wadowice (cidade natal de João Paulo II), os santuários de Czestochowa e Kalwaria Zebrzydowska e os campos de concentração nazista.
No primeiro dia, na capital polonesa, o Papa vai se reunir com o presidente, Lech Kaczynski. Na Catedral de São João, terá um encontro com o clero local. Depois, vai à igreja luterana da Santíssima Trindade para falar com representantes das outras religiões cristãs na Polônia.
Na sexta-feira, dia 26, vai celebrar uma missa na praça Pilsudski, embarcando em seguida num helicóptero rumo ao santuário de Czestochowa, para venerar a Virgem negra de Jasna Gora e se reunir com religiosos.
A parada seguinte será Cracóvia, onde João Paulo II passou 50 anos da sua vida e foi arcebispo e cardeal, antes de ser eleito Papa.
No sábado, Bento XVI viaja até Wadowice, onde nasceu o seu antecessor. Ele visitará a basílica da Imaculada Conceição e a casa de João Paulo II.
O próximo compromisso será no santuário de Kalwaria Zebrzydowska, onde João Paulo II foi consagrado à Virgem por seu pai. De Kalwaria, o Papa voltará a Cracóvia, onde vai visitar o santuário da Divina Misericórdia e a catedral de Wawel antes de se reunirá com os jovens no parque Blonie, com capacidade para centenas de milhares de pessoas.
A programação de domingo começa com uma missa no parque Blonie.
Antes de voltar a Roma, o Papa vai visitar os campos de concentração nazistas de Auschwitz e Birkenau. A volta para Roma será às 21h15 (16h15 de Brasília) de domingo, 28 de maio.
A viagem, seguindo os passos de João Paulo II, é a segunda de Bento XVI fora da Itália. Em agosto do ano passado, ele esteve em Colônia (Alemanha), para a Jornada Mundial da Juventude.
EFE
Papa vai seguir os passos de seu antecessor em viagem à Polônia
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo