Mundo

Papa reza por 2007 e comemorações de ano-novo ganham o mundo

O papa Bento XVI rezou neste domingo na cerimônia religiosa de ano-novo na Cidade do Vaticano, em Roma, que 2007 traga ao mundo paz, conforto e justiça.

O papa Bento XVI rezou neste domingo na cerimônia religiosa de ano-novo na Cidade do Vaticano, em Roma, que 2007 traga ao mundo "paz, conforto e justiça". Ao redor do mundo, as comemorações e preparativos do réveillon continuam a todo o vapor. Em Londres, milhares de pessoas brindaram a chegada de 2007 enquanto o Big Ben badalava.

Na Romênia e Bulgária, a meia-noite marca um passo histórico, com os dois países se tornando os mais novos membros da União Européia. O mau tempo, porém, enfraqueceu as celebrações em outras partes da Europa.

Em Belfast, na Irlanda do Norte, um show ao ar livre que traria a cantora de soul Beverley Knight e a banda de rock The Thrills foi cancelado devido à ameaça de ventos fortes.

As autoridades de Glasgow, na Escócia, alertaram que fortes ventos e chuvas forçaram o cancelamento das tradicionais celebrações de Hogmanay na cidade, mas Edimburgo divulgou que vai manter sua festa, liderada pelos Pet Shop Boys e pelo cantor escocês Paolo Nutini.

Na Bélgica, diversas queimas de fogos foram canceladas após duas tendas erguidas para as celebrações terem sido arrastadas pelo vento no sábado.

Em Paris, nenhuma festa oficial foi planejada, mas milhares de pessoas eram esperadas na avenida mais famosa da cidade, a Champs-Élysées, para receber 2007.

Em Sydney, uma enorme queima de fogos comemorou a chegada do ano-novo. A celebração é também uma celebração antecipada do 75º aniversário, em março de 2007, da inauguração da famosa Ponte da Baía de Sydney.

Na Tailândia, as autoridades cancelaram a maior celebração de ano-novo de Bangcoc devido a bombardeios que atingiram a cidade, matando duas pessoas e ferindo 25. Milhares de pessoas que haviam se reunido no complexo de compras Central World Plaza para a celebração foram mandadas para a casa.

Mais para o oeste, a Polícia filipina tentava conter casualidades nas comemorações. Apesar dos avisos, o número de pessoas feridas por rojões e tiros de celebração aumentou 75%, com 284 feridos, nas duas semanas anteriores à comemoração do ano-novo. Muitos filipinos acreditam que celebrações de ano-novo barulhentas ajudam a afastar o mal e o azar.

Em outros lugares da Ásia, o tempo também inibiu as festividades. A agência estatal de notícias tailandesa alertou os viajantes sobre ondas de mais de três metros de altura varrendo as áreas costeiras no Golfo da Tailândia.

Na vizinha Malásia, o Departamento Meteorológico alertou para ondas de mais de 4,5 metros de altura na costa leste do país, e nos estados de Sabah e Sarawak na ilha de Bornéu. 

Fonte: estadao.com

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Paraibano que estava desaparecido na Europa é encontrado preso suspeito de tráfico de drogas

2

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta por tsunami

3

Mundo

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

4

Mundo

Guerra da Ucrânia pode chegar ao fim em 2025

5

Mundo

Itamaraty condena perseguição a opositores de Nicolas Maduro