O Papa Bento XVI enviou, neste domingo, seus "cumprimentos cordiais" ao povo turco, expressando-lhes sua "sincera amizade", durante a oração do Angelus no Vaticano, dois dias antes de sua viagem à Turquia.
"Queridos irmãos e irmãs, como sabem, viajarei nos próximos dias à Turquia. Desejo, desde já, enviar meus cumprimentos cordiais ao querido povo turco, cujas história e cultura são ricas; a este povo e a seus representantes, expresso meus sentimentos e estima e amizade sincera", declarou o Papa durante sua homilia.
A visita do Papa à Turquia, de 28 de novembro a 1º de dezembro, é a primeira que ele fará a um país muçulmano, e é considerada de alto risco por causa de suas observações, feitas em setembro, relacionando o islamismo com a violência, o que desatou a cólera do mundo muçulmano.
"Espero com uma viva emoção me reunir com a pequena comunidade católica na Turquia sempre presente em meu coração, e me unir fraternalmente à Igreja ortodoxa, por ocasião da festa do apóstolo André", acrescentou o Sumo Pontífice a várias dezenas de milhares de fiéis atraídos à praça San Pedro por um belo dia ensolarado.
O ponto forte da viagem do Papa à Turquia será seu encontro em Istambul com o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, representante espiritual dos ortodoxos: estimadamente entre 125 a 180 milhões fiéis.
AFP