CIDADE DO VATICANO – O Papa Bento XVI disse neste domingo (24) que o nascimento de Jesus ajuda a conscientizar sobre "quanto vale" a vida, "desde seu primeiro instante até seu ocaso natural", e pediu aos homens que construam juntos um mundo de justiça e paz.
"Não fiquemos ocupados em celebrar o Natal esquecendo que o protagonista da festa é precisamente Ele", destacou o Papa durante a oração do Ângelus, lembrando que a data marca o nascimento de Jesus.
O nascimento de Cristo "nos ajuda a ser conscientes de quanto vale a vida, a vida de cada ser humano, desde seu primeiro instante até seu ocaso natural", indicou o Papa.
"No Deus que se torna homem por nós, sentimo-nos todos amados e amparados, descobrimos que somos preciosos e únicos aos olhos do Criador", afirmou.
A quem "abre o coração" a Jesus, Ele oferece a possibilidade de olhar com olhos novos a realidade da cada dia, disse o Papa. "Poderá saborear o poder da fascinação interior do amor de Deus, que consegue transformar em alegria até a dor", acrescentou.
Jesus quer "ser companheiro de viagem de cada um de nós" e é ele "quem nos faz sentir em casa nesta terra santificada com sua presença", mas "nos pede que façamos dela uma casa acolhedora para todos", afirmou o Santo Padre.
Bento XVI disse que o "dom surpreendente" do Natal é que Jesus "veio por todos nós e nele nos fez irmãos".
O "compromisso correspondente", explicou o Papa, é o de "superar cada vez mais as idéias preconcebidas, os preconceitos, fazer cair a barreiras e eliminar os desacordos que dividem, ou pior, que opõem os indivíduos e os povos, para construir juntos um mundo de justiça e paz".
Bento XVI pediu aos fiéis que se preparem "espiritualmente para acolher o Menino Jesus", cujo desejo é "vir a nós, para habitar no coração de cada um de nós".
Para que isso possa ocorrer "é indispensável que estejamos disponíveis e nos preparemos para recebê-lo", tornando-o um espaço "dentro de nós, em nossas famílias em nossas cidades", indicou o Sumo Pontífice.
O Papa dirigiu uma mensagem especial a todos os que passarão o Natal "na tristeza, na solidão, na doença e no sofrimento" e pediu à Virgem Maria que lhes proporcione "alívio e consolo".
Bento XVI expressou seu apreço pela iniciativa do pessoal do diário vaticano "LOsservatore Romano", que destinará uma parte das vendas extras do jornal durante o Natal às crianças internadas no hospital Gemelli, de Roma.
globo.com