O Movimento dos Países Não Alinhados, reunido na Malásia, apresentou nesta terça-feira seu apoio ao Irã na questão do programa nuclear ao reiterar o “direito inalienável” de Teerã de dispor de energia atômica “para fins pacíficos”.
Em sua declaração final, emitida no fim de um encontro de dois dias, os 114 Estados membros deste movimento condenaram Israel por sua ocupação “brutal” dos territórios palestinos.
“Os ministros reiteraram o direito inalienável de todos os Estados de desenvolver, investigar, produzir e utilizar energia atômica com objetivos pacíficos”, afirmam.
“Todo ataque ou ameaça de ataque contra instalações nucleares pacíficas, operacionais ou em construção representa um grave perigo para os seres humanos e o meio ambiente, e constitui uma grave violação do direito internacional”, acrescentou o texto.
Israel realizou uma campanha militar “cuja conseqüência foi o assassinato de civis palestinos devido a um uso excessivo da força”, segundo a declaração final dos Não-Alinhados.
AFP
Países Não-Alinhados apóiam o Irã em seu programa nuclear
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo