O homem chinês que recebeu um transplante de rosto, embora não possa falar, moveu a cabeça em sinal de aprovação na primeira vez que viu o novo rosto no espelho. A informação foi publicada na edição dominical do diário Beijing Evening News. Médicos chineses divulgaram na última sexta-feira a realização do primeiro transplante de face do país, a segunda cirurgia desse tipo no mundo.
O paciente havia sido atacado por um urso há dois anos e recebeu uma nova bochecha, lábio superior, nariz e sobrancelha em uma operação de cerca de 15 horas. No sábado o chinês pôde ver pela primeira vez seu novo rosto. Ao ser questionado se estava satisfeito, moveu a cabeça em sinal afirmativo.
Fotos divulgadas pelo Hospital Xijing, na cidade de Xi’an, detalharam a gravidade das feridas: olho direito praticamente fechado, queixo e lábios desfigurados e completamente sem pele.
O diário citou que o cirurgião de Li, Zhang Hui, acredita que as cicatrizes sejam discretas e pouca diferença será notada entre os lados direito e esquerdo do rosto porque a pele do doador era mais clara que a do transplantado.
Em novembro passado, médicos franceses da cidade de Amiens realizaram o primeiro transplante facial do mundo. Um mulher que havia sido atacada por um cachorro recebeu novos queixo, nariz e lábios.
AP
Paciente chinês aprova novo rosto transplantado
Chinês que recebeu um transplante de rosto, embora não possa falar, moveu a cabeça em sinal de aprovação na primeira vez que viu o novo rosto no espelho
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo