Mundo

ONU admite abuso sexual por tropas de paz

Uma das principais responsáveis pelas tropas de paz da ONU admitiu em entrevista à BBC que a organização enfrenta problemas de abuso sexual em várias de suas mi

Crianças no Haiti e na Libéria foram vítimas de abusos sexuais e prostituição por parte das forças de paz das Nações Unidas que estão mobilizadas nestes países, revelou uma investigação feita pela rede britânica "BBC". O Brasil é o comandante das forças de paz da ONU no Haiti.

As crianças denunciaram encontros regulares com soldados, quando estes exigiam ter relações íntimas com elas em troca de alimentos ou dinheiro, acrescentou a emissora pública. 

BBC denuncia abuso sexual de tropas da ONU
» Veja o vídeo

Um funcionário da organização internacional aceitou como críveis as denúncias, acrescentou a "BBC". A ONU enfrentou vários escândalos pela atuação de seus soldados nos últimos anos, como uma rede de pedofilia na República Democrática do Congo e tráfico de pessoas para prostituição no Kosovo.

"Tivemos problemas, provavelmente desde o início da força de paz, como exploração de população vulnerável", disse à "BBC" a assistente da Secretaria-Geral da ONU para as operações de paz, Jane Holl Lute.

Lute não descartou que isto possa ocorrer em todas as missões de paz da ONU.

A "BBC" afirmou que uma menina de 11 anos no Haiti informou que sofreu abuso sexual por parte das forças de paz em frente ao palácio presidencial em Porto Príncipe.

A emissora acrescentou que uma adolescente de 14 anos falou que foi estuprada em uma base naval da ONU no país há dois anos. Apesar de um detalhado exame médico, a denúncia foi desconsiderada pela ONU diante da falta de evidência, acrescentou a "BBC".

Entretanto, na Libéria, uma adolescente de 15 anos afirmou ter sido atacada por um oficial da ONU em 15 de novembro.

Em maio deste ano, outra investigação da "BBC" descobriu um abuso sistemático no país, como a entrega de alimentos a refugiados adolescentes em troca de sexo.

A ONU, segundo a "BBC", respondeu com a introdução de aulas obrigatórias a todo o pessoal sobre como deviam se comportar.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

2

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

3

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

4

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população

5

Mundo

Brasileira morre em incêndio em hotel na Tailândia