As três montanhas mais famosas do sul da China – o Dragão de Jade Nevado e os montes Xi Shan e Cangshan – foram focos de incêndios este mês, o último deles extinto hoje, segundo a agência oficial “Xinhua”.
O fogo em Cangshan, que significa “Monte Azul Obscuro” e está situado na turística cidade de Dali, foi apagado nas primeiras horas de hoje com a ajuda de mil policiais e soldados após três dias de trabalhos, destacou a fonte.
Uma moradora de Dali disse à EFE que o incêndio foi provocado por uma cerimônia para “queimar dinheiro falso”, muito popular para honrar parentes mortos.
Tais cerimônias aumentam em abril, já que o dia 5 deste mês é o equivalente chinês ao Dia de Finados. As homenagens terminam em incêndios de montes e lugares significativos da cultura oriental.
A cidade de Dali se encontra na província sudoeste de Yunnan, meca do turismo jovem e de mochileiros na China, onde as outras cidades mais visitadas pelos estrangeiros, Kunming e Lijiang, também sofreram nos últimos dias incêndios em montes próximos.
Junto a Lijiang, a montanha Yulong Xue (“Dragão de Jade Nevado”), uma das mais emblemáticas do leste do Himalaia, sofreu um incêndio na semana passada, que também demorou três dias para ser apagado.
O fogo foi iniciado na face oriental da montanha, onde não costuma haver turistas. Embora a origem deste incêndio ainda esteja sendo investigada, não se descarta que também tenha a ver com cerimônias de culto aos antepassados, devido ao caráter sagrado do local.
O terceiro incêndio ocorreu junto à cidade de Kunming, capital provincial de Yunnan, em áreas próximas à montanha Xi Shan, também muito visitada pelos turistas.
Oitocentas pessoas tiveram que ser retiradas da região devido ao incêndio. Cerca de 6 mil pessoas participaram dos esforços para conter o fogo no início do mês.
Uma mulher com problemas mentais, de 20 anos, foi detida por sua suposta responsabilidade no incêndio.
Embora as três cidades se encontrem na mesma província, estão bastante afastadas umas de outras: Kunming fica a uns 300 quilômetros de Dali, enquanto esta fica a 200 quilômetros de Lijiang.
EFE
Onda de incêndios afeta 3 montanhas mais famosas do sul da China
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo