O ex-presidente dos EUA Barack Obama planeja apoiar a vice-presidente Kamala Harris como candidata presidencial democrata em 2024 em breve, informou a NBC News nesta quinta-feira (25).
Obama apoiou totalmente a candidatura de Harris e tem mantido contato regular com ela, disse a reportagem, citando pessoas familiarizadas com as discussões.
“Assessores de Obama e Harris também discutiram a possibilidade de os dois comparecerem juntos na campanha eleitoral, embora nenhuma data tenha sido definida.”
Sem ninguém se apresentando para desafiar Harris pela indicação, ela ganhou o apoio dos delegados do partido na segunda-feira, um dia após o presidente Joe Biden anunciar que estava desistindo de sua tentativa de reeleição.
A Fundação Obama não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. Kamala Harris conversou com os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, bem como com a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, segundo uma fonte conhecida.
Isso fez parte das mais de 10 horas que o vice-presidente passou trabalhando ao telefone no domingo à tarde e à noite para angariar o apoio dos líderes democratas depois que o presidente Joe Biden desistiu da disputa de 2024.
Como noticiou a CNN, em menos de um dia, Harris alcançou mais de 100 líderes partidários, legisladores, governadores, líderes trabalhistas e líderes de organizações de defesa de direitos e de direitos civis.
Numa declaração publicada no domingo, Obama não apoiou Harris, optando, em vez disso, por deixar o processo partidário determinar a nomeação. Em contraste, os Clinton expressaram o seu apoio à vice-presidente.
(Com informações de Surbhi Misra, em Bengaluru, da Reuters; e MJ Lee, da CNN)
CNN