A cidade americana de Nova York está "prestes a se tornar um laboratório para testar maneiras de fortalecer a defesa da nação contra um ataque terrorista com equipamentos nucleares ou "bomba suja" radiativa", afirma nesta sexta-feira o jornal "The New York Times".
Segundo a matéria, ainda no primeiro semestre, o governo federal vai instalar no porto de Staten Island máquinas de detecção capazes de identificar material radioativo em navio cargueiros.
Até o fim do ano, o governo estaria planejando construir uma espécie de círculo viário de 80 quilômetros de extensão, e instalar alarmes em pontes, túneis, estradas e canais para entrar na cidade ou sair dela.
"O esforço, que poderia ser estendido a outras cidades se for bem-sucedido, é uma grande mudança de foco do Departamento de Segurança Interna (que) tenta encontrar maneiras de evitar uma trama usando armas construídas dentro dos Estados Unidos", diz o texto.
Mas mesmo antes de o projeto sair do papel, membros do Congresso e especialistas em combate criticam a idéia, argumentando que ela poderia ser muito cara e render poucos ganhos em termos de segurança.
O governo não divulga as estimativas de gastos no projeto mas, de acordo com o "NYT", documentos oficiais sugerem que os custos só do raio-X para navios podem ultrapassar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2 bilhões).
BBC Brasil