O octogenário Girija Prasad Koirala, que foi nomeado hoje primeiro-ministro do Nepal, sofre de problemas respiratórios e passou o dia com um balão de oxigênio e soro, e por isso não pôde ir ao encontro realizado hoje na capital.
Segundo confirmou seu porta-voz, Krishna Sitaula, o novo chefe de governo nepalês tem graves problemas respiratórios e, embora não tenha sido hospitalizado, precisou de oxigênio suplementar e recebeu soro durante todo o dia.
No entanto, o médico pessoal de Koirala, Madhu Ghimire, afirmou que o chefe do governo e presidente do partido do Congresso Nepalês, que é um fumante habitual há décadas, poderá ir na sexta-feira ao Parlamento para assumir o cargo.
Koirala não esteve hoje presente na reunião do Comitê Parlamentar que o propôs oficialmente como primeiro-ministro, e também não pôde ir ao encontro realizado esta tarde em Katmandu para comemorar a vitória das mobilizações pró-democráticas, em que se esperava que fizesse um discurso.
O político, 84 anos, que assume o cargo de primeiro-ministro pela quarta vez, deverá enfrentar amanhã o desafio de iniciar uma chefia de governo que tem como objetivo a convocação de eleições para uma Assembléia Constituinte que redija uma nova Carta Magna e limite o papel da monarquia no pequeno reino.
O rei Gyanendra nomeou Koirala hoje após anunciar na segunda-feira o restabelecimento do Parlamento nepalês, que estava suspenso desde 2002.
A decisão do monarca foi tomada após 19 dias de greve geral e violentos protestos para exigir o restabelecimento da democracia em que 15 pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas devido à repressão policial.
EFE
Novo primeiro-ministro nepalês passa mal no dia da nomeação
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo