Um jovem nepalês considerado por muitos a reencarnação de Buda, cujo misterioso desaparecimento há nove meses provocou grande inquietação, foi encontrado na região leste do reino, informou a polícia. "Uma viatura da polícia encontrou o "Pequeno Buda" sentado sob uma árvore no bosque de Piluwa, após os boatos de que os moradores haviam localizado o adolescente na segunda-feira à tarde", disse Rameshwor Yadav, policial do distrito de Bara, 150 km ao leste de Katmandu.
Bahadur Bomjan, 16 anos, havia sido visto pela última vez no mesmo distrito em março passado. Bomjan tem o hábito de orar em posição de lótus sob uma figueira, como fazia há 2,5 mil anos o fundador do budismo, Siddartha Gautama, que mais tarde recebeu dos discípulos o título de "Buda" (desperto, iluminado).
Os seguidores afirmam que o jovem medita desde maio de 2005 sem comer nem beber. Sua história mobilizou milhares de budistas, curiosos e devotos. A notícia do brusco e misterioso desaparecimento, cuja causa ainda é desconhecida, provocou inquietação em todo o reino.
Muitos visitantes peregrinavam até o local de meditação e compravam CDs e fotografias "oficiais". À noite, uma cortina o escondia do público, que era mantido a distância.
O assunto despertou dúvidas sobre uma possível farsa e o governo iniciou uma investigação ainda não concluída.
AFP