O novo navio Norwegian Pearl, da Norwegian Cruise, pode ter sido o responsável indireto pelo grande blecaute que deixou milhões de europeus no escuro na noite de sábado.
O navio estava sendo levado pelo rio Ems da Alemanha para a Holanda. A E-On, maior elétrica alemã, teve que desligar uma linha de alta voltagem sobre o rio para que o Norwegian Pearl pudesse atravessar.
Por razões ainda não explicadas, os computadores registraram que o desligamento significava sobrecarga na estação, o que transformou em um efeito cascata, desligando diversas estações para evitar uma suposta sobrecarga generalizada.
O incidente, que desligou estações de televisão, deixou milhares de casas no escuro, durou até 90 minutos em alguns locais.
O "apagão" afetou grande parte da Alemanha e França, incluindo partes de Paris, onde a luz ficou extinta por uma hora, estendendo para Bélgica, Itália, Espanha, Áustria, Holanda e até Marrocos.
Da Holanda, o Norwegian Pearl irá passar por testes no mar antes da sua primeira viagem, de Southampton, na Inglaterra, para Miami.
Após isso, o navio partirá de Miami a um cruzeiro de nove dias pelo Caribe, previsto para abril de 2007.
Invertia