Mundo

Navio com 1.600 brasileiros a bordo desencalha na Argentina e provoca

O navio que encalhou na costa de Buenos Aires com 1.612 passageiros a bordo -a maioria brasileiros em férias- foi rebocado por três barcos argentinos e já está

O navio que encalhou na costa de Buenos Aires com 1.612 passageiros a bordo -a maioria brasileiros em férias- foi rebocado por três barcos argentinos e já está navegando normalmente. A informação foi confirmada por telefone ao G1 pela paulistana Daniela Fechio, 31 anos, passageira que está dentro do transatlântico Sky Wonder.

Apesar de a situação estar praticamente normal neste momento, houve pânico entre os passageiros na hora em que o navio estava sendo retirado do banco de lama, no rio da Prata, a cerca de 3 km de Buenos Aires.

"Desatolaram o Sky Wonder há 30 minutos. Mas na hora em que desatolou o navio inclinou muito para o lado. Muita gente saiu correndo assustada pelos corredores, vestindo bóias e gritando. Achavam que o navio iria virar", disse Daniela.

Segundo ela, os passageiros não podem circular livremente pelo convés nas próximas horas. Têm de ficar na parte interna.

Mapa mostra onde o Sky Wonder ficou paradoA embarcação encalhou no meio do rio da Prata, na Argentina, no início da noite de ontem. O Sky Wonder é um navio de luxo que conta com piscina e até pista de cooper. A viagem de uma semana entre Buenos Aires e Punta del Este, no Uruguai, custou até US$ 1.680 por pessoa na cabine mais luxuosa.

O Sky Wonder tem uma tripulação de 570 pessoas (muitos são brasileiros) e 1.612 passageiros. A viagem foi organizada pela empresa CVC Turismo, uma das maiores operadoras do Brasil.

Segundo Daniela, os passageiros foram informados que o navio será levado ainda hoje para uma inspeção -para avaliar se o casco sofreu alguma avaria. 

Familiares de passageiros do Sky Wonder podem obter mais informações sobre o navio através do serviço de atendimento ao consumidor da CVC, a empresa que freta o transatlântico. O telefone de contato é o (0XX11) 2191 8405. 

Encalhado
Na manhã desta quinta-feira o G1 recebeu e-mails de passageiros que descreviam momentos de tensão no navio, do incômodo para dormir por causa da inclinação do navio e da falta de informações dos tripulantes.

O paulista João Arcy Marinheiro reclamava da falta de informações.

"Somos aproximadamente 1600 passageiros brasileiros e desde ontem, por volta das 19h locais, estamos encalhados a 3 Km do porto de Buenos Aires, no Rio da Prata. O navio está adernado, causando grande desconforto aos passageiros. Nenhuma informação ou esclarecimento foi dado aos passageiros. Apenas por volta das 21h [de quarta-feira] informaram que o navio estava impedido de navegar por questões climáticas. Como pudemos notar, Buenos Aires e região encontram-se em perfeitas condições meteorológicas, portanto estamos desinformados e preocupados, pois não foram capazes de esclarecer a real situação, omitindo o fato de o navio ter encalhado. Há mais de 10 horas, três rebocadores tentam puxar o navio de volta para o canal, pois o comandante português Augusto Moita errou o traçado, devidamente sinalizado por bóias iluminadas, e encontrou um banco de areia."

Sky Wonder tem piscina e até pista de cooper João Arcy Marinheiro dizia ainda que um dos passageiros do grupo sentiu-se mal e dirigiu-se ao ambulatório do navio. "Após constatada que realmente a situação coronária do passageiro poderia se agravar, foi resolvido pelo médico de bordo o seu desembarque. O passageiro foi desembarcado em um barco na Prefeitura Naval de Buenos Aires."

A partir desse momento os amigos do passageiro -cujo nome não foi divulgado- passaram por momentos de tensão, pois ficaram muito tempo sem informações sobre seu estado de saúde. Somente horas depois souberam que ele passava bem e se encontrava em observação, mas a custa de muito esforço.

Outro lado
O assessor de imprensa da CVC Turismo, Paulo Figueiredo, disse ao G1 que o navio encalhou "porque bateu uma rajada de vento muito forte que o desviou da rota -e fez o Sky Wonder parar num banco de lama".

Figueiredo ressaltou que, apesar do encalhe, os passageiros continuaram utilizando todas as dependências do navio e gozando do conforto oferecido pelo Sky Wonder até o momento em que os rebocadores conseguiram retirar o navio do banco de lama.

Em nota conjunta divulgada à imprensa no início da noite de hoje, a Pullmantur, proprietária do transatlântico Sky Wonder, e a CVC Turismo, fretadora da embarcação, informam que o Sky Wonder concluiu seu procedimento de manobras no Canal do Porto de Buenos Aires às 16:30 desta quinta-fera (horário de Brasília).

Dizem também que o transatlântico chegará amanhã por volta das 8h da manhã em Punta Del Este, onde permanecerá ao longo do dia, conforme programação previamente estabelecida. A data prevista de chegada ao Porto de Santos é o próximo domingo.

Ajuda dos internautas

A notícia sobre o navio que encalhou na Argentina com 1.600 brasileiros a bordo foi publicada em primeira mão pelo G1 na manhã desta quinta-feira (18) graças a e-mails enviados por leitores de dentro do transatlântico Sky Wonder. 

G1

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

TikTok tem recurso negado e pode ser banido dos EUA; decisão ficará para Trump, que pede ‘tempo’

2

Mundo

Michelle vai representar Bolsonaro na posse de Trump

3

Mundo

Papa Francisco sofre queda e tem braço imobilizado, informa Vaticano

4

Mundo

Israel e grupo terrorista Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz agência

5

Mundo

Mãe de paraibano preso em Paris, após desaparecimento, diz estar aliviada por ele estar vivo: “coração de mãe nunca se engana”