O criador do macarrão instantâneo, Momofuku Ando, morreu no Japão aos 96 anos de um ataque do coração. A morte ocorreu na sexta-feira, mas foi anunciada neste sábado.
Ando nasceu em Taiwan em 1910, mas se mudou para o Japão em 1933. Depois da Segunda Guerra Mundial, Ando fundou a Nissin Foods Products Co. Ltd. para fornecer comida barata para o povo.
Ele havia dito que a inspiração para criar o produto ocorreu quando ele viu várias pessoas fazendo fila para comprar sopa de macarrão em um mercado ilegal, durante a falta de alimentos registrada depois da guerra.
O gosto e a facilidade do preparo fizeram com que o produto se tornasse popular em todo o mundo.
A Nissin, que fabrica o "Miojo" no Brasil, lidera desde então a indústria do macarrão instantâneo no mundo, vendendo 85,7 bilhões de porções a cada ano, segundo a agência de notícias Agence France Presse.
No espaço
Ando criou o primeiro tipo de macarrão instantâneo – o "Chicken Ramen" em 1958, mas foi em 1971 que o mais famoso produto foi lançado – o "Cup Noodle" – ou macarrão instantâneo no copo.
Isso porque o produto era vendido com um copo de plástico.
A empresa também criou, em 2005, uma versão do "Cup Noodle" para astronautas japoneses comer no ônibus espacial Discovery.
Em 1999, Ando abriu um museu em Osaka dedicado ao macarrão instantâneo. Ele se aposentou como presidente da Nissin em 2005.
Jornais e empresários japoneses vêm prestando suas homenagens a Ando.
"Ele foi um homem que criou sua fortuna sozinho e desenvolveu um produto famoso no mundo inteiro", disse Akio Nomura, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Osaka à agência de notícias Kyodo.
Ando permaneceu ativo até o fim. Ele fez um discurso de Ano Novo para os empregados da Nissin e comeu o macarrão "Chicken Ramen" com os executivos da empresa.
BBC Brasil