Pelo menos 10 mil cidadãos montenegrinos residentes no exterior chegaram nos últimos três dias a Montenegro para votar amanhã no histórico referendo sobre a independência da pequena ex-república iugoslava.
Segundo informaram hoje à EFE fontes da companhia operadora do aeroporto de Podgórica, só por avião deverão chegar “cerca de 10 mil montenegrinos expatriados”.
O cônsul da Sérvia e Montenegro em Nova York, Franjo Ljuljdjuraj, confirmou hoje ao jornal estatal “Pobjeda” que cerca de 2.700 saíram dos Estados Unidos.
“É um momento histórico para mim e minha família, para as pessoas que vivem aqui e no exterior”, disse Enver Puraj, um montenegrino residente em Nova York, após sua chegada a Podgórica.
Várias companhias aéreas programaram 70 vôos especiais saindo de Paris, Zurique, Viena, Amsterdã, Londres e Frankfurt, entre outras cidades européias, para satisfazer à grande demanda de montenegrinos do exterior. Foram cancelados diversos vôos entre Belgrado e Podgórica.
As autoridades sérvias distribuíram bilhetes gratuitos de trem e de ônibus para facilitar a participação no plebiscito de amanhã de milhares de montenegrinos moradores da Sérvia e do Kosovo, onde a maioria é a favor de manter a união.
A participação dos montenegrinos do exterior pode ser decisiva no resultado final. Será necessária uma maioria acima de 55% para garantir a independência, segundo os critérios da União Européia (UE).
Cerca de 484 mil cidadãos estão inscritos para voltar e decidir o futuro da menor das repúblicas da união entre Sérvia e Montenegro.
Os mais de 1.120 colégios eleitores abrem amanhã às 8h (3h de Brasília). A votação termina às 21h (16h de Brasília).
As últimas pesquisas, divulgadas no fim de abril, davam maioria do 56,3% para a independência e 43,7 % dos votos para a união estatal.
EFE
Milhares de montenegrinos chegam ao país para votar referendo
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo