Cansados dos políticos que não cumprem suas promessas, os mexicanos estão espetando agulhas em bonecos dos candidatos à Presidência como nos de vodu, na tentativa de torná-los melhores servidores públicos.
Uma empresa mexicana está vendendo os bonecos dos principais candidatos na eleição em julho junto com agulhas e um guia sobre onde furá-los.
Segundo a empresa, para melhorar a transparência no governo, você pode furar o boneco no olho esquerdo, no coração para honestidade, na mão direita para bom senso ou até na virilha para coragem.
“É como acupuntura à distância”, disse Alberto Nava, um publicitário e criador dos bonecos, batizados de “Vuducratas”, uma mistura entre as palavras vodu e burocrata.
Os bonecos, vendidos a US$ 13 na internet e em algumas lojas de novidades, eram “ferramentas de ensino político” e não objetos religiosos de vodu, disse Nava.
O boneco de “El Peje”, o apelido do esquerdista Andres Manuel Lopez Obrador, é o mais popular. Lopez Obrador, que segundos os críticos iria arruinar as finanças mexicanas, é o segundo nas pesquisas de opinião, pouco atrás do candidato conservador Felipe Calderon.
“El Peje está esgotado”, disse Monica Gutierrez, gerente da loja que vende cerca de 12 bonecos por semana. “Se as pessoas não tivessem medo (de vodu), eu venderia centenas”, disse ela.
Os bonecos geraram preocupações entre consumidores católicos, que têm medo de vodu, disse Nava.
Também há bonecos para o candidato do principal partido de oposição, Roberto Madrazo, e a primeira-dama, Marta Sahagun, que não é candidata.
Gutierrez disse que muitos consumidores da loja tocam os bonecos e brincam com eles. No fim do dia, ela costuma encontrá-los com furos no coração e no olho esquerdo.
“Mas a maioria deles tem um alfinete você sabe onde”, disse ela, apontando entre as pernas de um boneco.
Reuters
Mexicanos alfinetam “vodus” de candidatos
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo