Mundo

Memorial do Holocausto em Berlim atrai milhões em seu 1º ano

Novo memorial do Holocausto de Berlim tornou-se uma das atrações turísticas mais populares da Alemanha, atraindo estimados 3,5 milhões de pessoas em seu primeir

O novo memorial do Holocausto de Berlim tornou-se uma das atrações turísticas mais populares da Alemanha, atraindo estimados 3,5 milhões de pessoas em seu primeiro ano de funcionamento.

“Virou um ímã turístico”, disse na segunda-feira Uwe Neumaerker, diretor da fundação que cuida do memorial.

Projetado pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman e inaugurado há um ano após 17 anos de polêmica, o memorial visa a preservar a memória dos 6 milhões de judeus que foram vítimas do terror nazista.

Situado num terreno grande no centro de Berlim, entre o Portão de Brandemburgo e o bunker de Adolf Hitler, o museu consiste de 2.711 pilares cinzas de vários tamanhos, parecidos com lápides, através dos quais os visitantes podem passear.

Um centro de informação subterrâneo, que documenta as histórias das vítimas do Terceiro Reich, atraiu cerca de meio milhão de visitantes no ano passado, disse Neumaerker.

Aproximadamente 350 mil pessoas visitaram o local do antigo campo de concentração em Sachsenhausen em 2005 e outras 300 mil visitaram a Topografia do Terror de Berlim, uma exposição e memorial no lugar da antiga sede da SS.

Neumaerker afirmou que os temores de que o memorial, acessível pela rua dia e noite, fosse estragado provaram-se infundados.

No primeiro ano, vândalos pintaram cinco suásticas, quatro estrelas de David e outro grafite nos pilares retangulares, que têm uma proteção antigrafite.

“Acho que metade da população alemã saúda esse memorial, mas há uma grande parte que não gosta dele e não acredita que ele seja necessário”, disse a jornalista Lea Rosh, que liderou a campanha pelo memorial.

“Espero que possamos convencer até mesmo essas pessoas, ou ao menos algumas delas, ao longo do tempo”.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Papa Francisco está ‘de bom humor’ e se alimenta ‘normalmente’, diz Vaticano

2

Mundo

Papa Francisco teve noite tranquila e de repouso, diz Vaticano

3

Mundo

Papa Francisco ainda não está fora de perigo, diz médico

4

Mundo

Israel recebe últimos 6 reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo

5

Mundo

Teto de shopping desaba e deixa 3 mortos e mais de 70 feridos no Peru