Mundo

Membros da força paramilitar do Hamas voltam às ruas de Gaza

None

Membros da nova força paramilitar do grupo radical islâmico Hamas retornaram neste sábado às ruas de Gaza, depois da retirada de sexta-feira para facilitar um diálogo nacional interpalestino, afirmou um comandante do grupo armado.

Segundo o oficial, que pediu anonimato, membros da força foram mobilizados novamente em importantes cruzamentos de Gaza depois de uma decisão em respeito ao ministro do Interior, Said Siam, também membro do Hamas.

A força realiza patrulhas a bordo de veículos. Dezenas de paramilitares foram vistos no centro da cidade.

A mobilização da força paramilitar, no dia 17 de maio, criada pelo grupo radical aumentou a tensão entre os ativistas do Hamas e os serviços de segurança palestinos dominados pelo Fatah, do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, provocando confrontos armados entre os dois campos, que deixaram ao menos dez mortos.

A nova força paramilitar foi criada pelo ministério do Interior, atualmente nas mãos do Hamas, depois da vitória do grupo extremista nas eleições legislativas de janeiro.

No entanto, os serviços de segurança são dominados pelo movimento Fatah, de Abbas, derrotado nas urnas depois de décadas no controle total das instituições palestinas.

A nova força possui 4.000 homens e conta com a ferrenha oposição de Abbas, que presidiu o diálogo nacional de quinta e sexta-feira.

A reunião terminou sem resultados consideráveis para solucionar a crise político-financeira que abala os territórios e instituições palestinas desde a chegada do Hamas ao poder.

Fonte: UOL

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Fluminense anuncia rescisão de Marcelo após confusão com Mano Menezes

2

Mundo

“Escolas sem paredes” buscam garantir educação em Gaza

3

Mundo

Dólar alto e oferta menor farão preços dos alimentos subirem mais de 7% em 2025

4

Mundo

Sobe para 205 número de mortes na maior enchente do século na Espanha

5

Mundo

Novo chefe do Hezbollah fala pela 1ª vez e afirma: ‘Permaneceremos no caminho da guerra’