Mundo

Marcos Pontes desembarca na Estação Espacial

O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, entrou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) empunhando uma bandeira do país

O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, entrou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) empunhando uma bandeira do país. O desembarque ocorreu por volta das 2h40 (horário de Brasília) deste sábado. A nave Soyuz, que levou o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, se acoplou sem problemas à ISS a 1h19.

Pontes foi o primeiro dos tripulantes a desembarcar. Carregando uma bandeira do Brasil, estava eufórico. Logo após a chegada, a Nasa enviou uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, felicitando os cosmonautas pela empreitada e desejando sorte. “Bola pra frente”, disse Lula para Pontes. Normalmente, o chefe da missão, neste caso o russo Pavel Vinogradov, teria a prioridade na entrada na ISS, mas ele cedeu a vez ao primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

“Eu estou feliz e agradecido por tudo esta noite ter se desenrolado perfeitamente”, declarou Raimundo Mussi, representante da agência espacial brasileira e gerente da missão, logo após a chegada da Soyuz. “Esta será a primeira de uma longa série”, acrescentou.

Pontes, o russo Pavel Vinogradov, comandante da nave, e o americano Jeffrey Williams precisaram esperar cerca de uma hora e meia, após a atracação, para entrar na ISS. O período é necessário para que se possa checar se a atracação foi realmente bem-sucedida e para equalizar a pressão atmosférica dos dois lados da escotilha -um na estação, outro na Soyuz.

Técnicos da Agência Espacial Russa deram uma entrevista coletiva logo após a acoplagem. “A Soyuz se uniu à ISS à 1h19 de forma automática”, declarou o porta-voz do centro de controle, Valery Lindin. Vinogradov estava de prontidão para assumir os controles se necessário.

Ele informou que tudo ocorreu dentro do previsto, e todos os sistemas estão operando normalmente. Apenas um atraso de 15 minutos no envio de dados de telemetria foi registrado, “mas esse nao é um problema sério”, disseram.

Dois dias após o lançamento na base de Baikonur, no Cazaquistão, a cápsula TMA-8 chegou à estação. O procedimento de engate foi todo comandado por computadores. O centro de controle da missão, na cidade de Korolyov, irrompeu em aplausos assim que a cápsula fez contato.

O tempo de vôo da Soyuz até seu destino foi de 49 horas e 30 minutos, desde seu lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h29 de quinta-feira (23h29 de quarta-feira em Brasília). A Soyuz iniciou sua aproximação final conforme o planejado, reduzindo a velocidade para 10 centímetros por segundo ao iniciar o contato com o módulo russo-americano Zarya.

Na ISS, o dia foi agitado. Os dois tripulantes atuais do complexo, o russo Valery Tokarev e o comandante americano William MacArthur, passaram as últimas horas abrindo espaço para os novos ocupantes da estação e preparando o hardware no módulo de serviço russo, onde o tenente-coronel Pontes deve iniciar seus experimentos ainda hoje.

Pontes deve passar oito dias no espaço. Williams e Vinogradov foram preparados para ficarem seis meses na ISS.

Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi, do espaço, Pontes deve fazer três contatos com a Terra. “O primeiro deles será com o presidente Lula e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O segundo deve ser com os jornalistas brasileiros. O terceiro contato será perto da volta, com os técnicos da missão”.

A missão do tenente-coronel brasileiro foi batizada de “Centenário” em homenagem aos 100 anos do primeiro vôo do 14-Bis – o avião de Alberto Santos Dumont. O brasileiro leva oito experimentos à ISS, para testes em ambiente com gravidade próxima de zero. Esse tempo de exposição é uma das principais vantagens de se realizar esses experimentos a bordo da estação. O vôo de Marcos Pontes custou US$ 10 milhões, conforme divulgado AEB.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Energético com álcool prejudica o cérebro a longo prazo, aponta estudo

2

Mundo

Polícia encontra restos mortais de menina que desapareceu após ataque de crocodilo na Austrália

3

Mundo

Aposentada brasileira envia R$ 238 mil para golpista que se passava por Arnold Schwarzenegger

4

Mundo

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

5

Mundo

Furacão Beryl chegará muito mais forte à Jamaica nas próximas horas após deixar 7 mortos no Caribe