Mundo

Mais de 230 suspeitos de terror solicitam asilo ao Reino Unido

None

Mais de 230 estrangeiros identificados como suspeitos de terrorismo pelo serviço de contra-espionagem britânico MI5 e pela Scotland Yard conseguiram autorização para permanecer no Reino Unido como solicitantes de asilo, revelou hoje o jornal The Sunday Times.

Segundo registros do Ministério do Interior britânico, aos quais o jornal dominical teve acesso, quase 25% das cerca de mil pessoas detidas em operações antiterroristas na Inglaterra e em Gales desde setembro de 2001 solicitou o estatuto de refugiado.

Em todos os casos, os solicitantes de asilo asseguraram que seus direitos humanos corriam perigo se fossem devolvidos a países como Argélia, Iraque e Somália.

Enquanto suas solicitações são processadas, os solicitantes de asilo têm direito a benefícios sociais como habitação gratuita e assessoria legal. Após conhecer tais dados, a oposição conservadora criticou o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que assegurou após os atentados de 7 de julho em Londres que seu Governo negaria asilo automaticamente a qualquer pessoa vinculada ao terrorismo.

Segundo números do Ministério do Interior, das 963 pessoas detidas em operações antiterroristas entre setembro de 2001 e novembro de 2005, 232 solicitaram asilo no Reino Unido, 214 delas antes de serem detidas.

Outras 34 pessoas foram detidas de novembro de 2005 a março passado, o que eleva o número total de detidos por terrorismo a 997, mais da metade dos quais foram libertados posteriormente sem acusações.

O clérigo radical Abu Qatada, considerado o embaixador na Europa da rede terrorista Al-Qaeda, chegou ao Reino Unido como solicitante de asilo, da mesma forma que dois dos acusados pelos atentados fracassados de 21 de julho.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Novo chefe do Hezbollah fala pela 1ª vez e afirma: ‘Permaneceremos no caminho da guerra’

2

Mundo

Presidente Lula bloqueou pessoalmente entrada da Venezuela nos Brics

3

Mundo

Governo do Brasil pede cessar-fogo após ataques israelenses contra o Irã

4

Mundo

Acidente de ônibus deixa 24 mortos no México

5

Mundo

Venezuela acusa Brasil de barrar sua entrada no Brics: “agressão inexplicável”