Mundo

Maioria nos EUA quer regularização de imigrantes ilegais

Pesquisa revela que 77% dos americanos concordam em regularizar a situação dos imigrantes ilegais que estão há muitos anos no país, para que tenham acesso à cid

Segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (25), 77% dos americanos concordam em regularizar a situação dos imigrantes ilegais que estão há muitos anos no país, para que tenham acesso à cidadania.

A pesquisa, feita pela Opinion Research para a rede de televisão “CNN”, indicou que apenas 20% dos entrevistados são contra legalizar os imigrantes clandestinos.

De acordo com a “CNN”, 56% dos entrevistados são contra uma legislação aprovada em dezembro pela Câmara dos Representantes – mas não pelo Senado – que transformaria a imigração ilegal em crime penal.

Entre os participantes da pesquisa, 39% estão de acordo com essa medida que, além disso, transformaria em crime ajudar os imigrantes ilegais.

A enquete indica que 54% dos entrevistados são contra uma proposta que permitiria aos imigrantes ilegais que estiveram no país entre dois e cinco anos ficar com visto temporário, sem chance de pedir cidadania americana.

A idéia de conceder um visto por tempo limitado, e após o vencimento os imigrantes deveriam ir embora do país, recebe o apoio de 40% dos entrevistados.

Por outro lado, 64% apoiaram a idéia de que os imigrantes ilegais que estiveram no país menos de dois anos sejam deportados, contra 31% que são contra isso.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em um discurso pronunciado na segunda-feira sobre imigração, disse que a deportação em massa dos imigrantes ilegais – dos quais se calcula que há de 10 a 12 milhões nos EUA – não poderia ser feita.

A Opinion Research entrevistou 1.012 americanos adultos, e a enquete tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Ainda segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados estão de acordo em se construir uma barreira na fronteira para reduzir ou impedir a entrada de imigrantes.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Trump lança criptomoeda pouco antes da posse e valor dispara; veja

2

Mundo

Luana Silva bate japonesa e fatura título do Mundial Júnior de Surfe

3

Mundo

TikTok tem recurso negado e pode ser banido dos EUA; decisão ficará para Trump, que pede ‘tempo’

4

Mundo

Michelle vai representar Bolsonaro na posse de Trump

5

Mundo

Papa Francisco sofre queda e tem braço imobilizado, informa Vaticano