O líder religioso supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, advertiu nesta quarta-feira que os interesses americanos em todo o mundo serão atacados se os Estados Unidos lançarem um ataque militar contra o Irã.
“A nação iraniana responderá a qualquer sopro com o dobro da intensidade”, disse ele em comentários na TV local.
O Irã foi denunciado ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), em meio a temores dos países ocidentais de que o país está buscando o desenvolvimento de armas nucleares.
O Irã nega a acusação e diz que está desenvolvendo um programa nuclear pacífico com o fim exclusivo de gerar energia elétrica para fins civis.
Conselho de Segurança
A ONU está buscando uma solução pacífica para a crise com o Irã, mas os Estados Unidos não descartaram um ataque militar contra as instalações nucleares do país.
Dirigindo-se a trabalhadores em Teerã, Khamenei disse que o Irã não daria atenção “às ameaças e à intimidação” dos Estados Unidos.
“A nação iraniana e suas autoridades são pacíficas e a república islâmica não vai invadir ninguém”, disse.
No dia 29 de março, o Conselho de Segurança da ONU exigiu que o Irã aceitasse a exigência da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de “suspensão completa e permanente do enriquecimento de urânio”.
O chefe da AIEA, Mohammed ElBaradei, deve enviar um relatório para o Conselho no dia 28 de abril.
Os EUA estão tentando angariar apoio dentro do Conselho de Segurança para ações mais duras contra o Irã, incluindo sanções – medida que encontra oposição da Rússia e da China.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse na quarta-feira que os “inimigos do Irã” não iriam conseguir usar o Conselho de Segurança e a AIEA para punir o país.
BBC Brasil
Líder religioso do Irã adverte EUA contra ataque
O líder religioso supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, advertiu nesta quarta-feira que os interesses americanos
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo