Mundo

Justiça italiana investiga Berlusconi após acusação de fraude eleitora

Tribunal de Roma decidiu nesta quinta-feira abrir investigação judicial após a divulgação, na véspera, de um documentário produzido por dois jornalistas de esqu

O tribunal de Roma decidiu nesta quinta-feira abrir investigação judicial após a divulgação, na véspera, de um documentário produzido por dois jornalistas de esquerda que acusa Silvio Berlusconi de fraude eleitoral durante o pleito de abril. 

O filme, cuja versão em DVD começará a ser vendida nesta sexta-feira e que leva o título "Matem a democracia!", realizado por Enrico Deaglio, diretor da revista "Diario", e Beppe Cremagnani, jornalista independente, narra o que ocorreu na noite de 10 abril de 2006, quando a aparente e cômoda vitória da coalizão de esquerda foi posta em discussão pelo enorme e inesperado avanço da centro-direita.

Na ocasião, a Itália viveu um clima de confusão total e um punhado de votos (24.000) determinaram a estreita vitória da coalizão de centro-esquerda.

Segundo os autores do documentário, um simples programa de informática, introduzido no sistema de transmissão de dados do Ministério do Interior, transformava boa parte dos votos em branco em votos a favor da coalizão de centro-direita de Silvio Berlusconi.

Para sustentar sua tese, Deaglio e Cremagnani comparam o número de votos em branco nas duas eleições: em 2001 foram 1.692.000, enquanto que em 2006 só houve 445.500.

A Justiça italiana deverá, portanto, determinar se houve fraude por parte de Berlusconi ou por parte de Prodi, como assegura o porta-voz de Berlusconi, Paolo Bonaiuti.

"Se houve fraude não foi de nossa parte", disse o porta-voz à imprensa.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Ministro de Israel diz que se prepara para ampliar soberania sobre a Cisjordânia

2

Mundo

Bombardeio israelense no norte de Beirute deixa pelo menos 20 mortos

3

Mundo

Atentado em estação de trem no Paquistão deixa 25 mortos

4

Mundo

Ataque a mosteiro na Espanha deixa um frade morto e 3 feridos

5

Mundo

EUA revela acusações de suposta conspiração iraniana para assassinar Trump