O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, pediu nesta segunda-feira a realização de uma conferência internacional, sob a égide da ONU, sobre a anulação da dívida seu país e sua reconstrução.
“Conversei com o primeiro-ministro (britânico) Tony Blair sobre a necessidade de realizar uma conferência internacional sob a égide das Nações Unidas, e com o apoio de grandes nações, dos países árabes e vizinhos, sobre a questão da dívida e da reconstrução”, declarou Maliki numa entrevista coletiva com o dirigente britânico em Bagdá.
“Para reunir as condições para a reconstrução e o desenvolvimento do Iraque, temos de reduzir a dívida”, acrescentou.
“Temos uma dívida herdada do antigo regime, e um serviço desta dívida, e embora os governos anteriores tenham conseguido reduzi-la em 80%, ainda falta muito”, assegurou Maliki.
Por sua vez, Blair disse estar disposto a estudar esta idéia e destacou que a economia iraquiana cresceria 10%, apesar das dificuldades, No dia 23 de novembro, o vice-presidente Adel Abdel Mehdi calculou que a dívida iraquiana seria reduzida de 130 bilhões para entre 15 e 20 bilhões, depois dos acordos de redução desta dívida assinados por vários países.
AFP
Iraque pede conferência sobre a dívida
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo