O Irã vetou a possibilidade de negociar com os Estados Unidos sobre o Iraque, já que, na situação atual, isso não é do seu interesse, assegurou neste domingo o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Hamid Reza Assefi.
“Os americanos continuam tendo uma postura arrogante e tentam atingir seus objetivos através de suas propagandas cheias de veneno. Numa situação dessas, negociar com os Estados Unidos não é do interesse do Irã”, declarou Assefi.
O presidente do Irã, o ultraconservador Mahmud Ahmadinejad, já havia advertido no início da semana que é inútil negociar com os Estados Unidos na situação atual.
“Pensamos que com a formação de um governo estável no Iraque, se Deus quiser, não há necessidade” de negociar, disse o presidente.
Inicialmente, o Irã estava disposto a negociar com os Estados Unidos por desejo expresso de autoridades iraquianas, que tentam encontrar uma solução para o problema da segurança no Iraque.
“O futuro do Iraque deve ser definido pelos próprios iraquianos e não corresponde aos americanos decidi-lo”, disse Assefi.
AFP
Irã veta qualquer negociação com os EUA sobre o Iraque
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo